Olá pessoal!
Na atualidade vivenciamos uma mudança muito forte na nossa sociedade. Entramos na era digital!
Convivemos com uma nova geração, intitulada geração Z. Os já muito pesquisados nativos digitais! Eles estão por toda parte, com seus celulares, jogos eletrônicos, pcs, etc...Na sala de aula não é diferente!
Esta geração tem suas especificidades, estão sempre plugados, desde bem cedo, na mais tenra idade têm contato com estas novas tecnologias, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo...
As informações estão à disposição de qualquer um em qualquer lugar do planeta. Basta estar plugado!
Nesta perspectiva a escola necessita adaptar-se, aprender a falar a língua deles. O papel do professor passa a ser "diferente", ele passa a ser mediador da aprendizagem, e não mais transmissor de conhecimento.
“Ensinar e aprender hoje exigem muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados.”
“A aquisição da informação, dos dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.”
José Manuel Moran
Fica a reflexão...